Em 2010, a Biblioteca do Instituto de Informática do Ministério das Finanças iniciou a utilização da versão 3.01 do Koha, dando o primeiro passo naquilo que viria a tornar-se uma verdadeira aventura colaborativa. Dois anos depois, em 2012, nascia o domínio koha.pt, com o propósito de disponibilizar informação útil aos utilizadores em Portugal e criar uma plataforma de partilha de experiências.
Desde então, a comunidade Koha em Portugal tem vindo a crescer, unindo bibliotecas de diferentes tipologias e dimensões, que encontraram neste sistema open source uma alternativa viável, personalizável e sustentada por uma lógica de desenvolvimento comunitário.
O entusiasmo e o interesse crescentes levaram à realização de dois encontros nacionais, em 2012 e 2023, momentos fundamentais de troca de conhecimentos e consolidação da rede de utilizadores a nível nacional e internacional.
Volvidos 15 anos desde o início da aventura Koha em Portugal, é tempo de fazer um ponto de situação!
O 3.º Encontro da Comunidade Koha Portugal, teve lugar nos dias 6 e 7 de novembro de 2025 no Templo da Poesia em Oeiras, foi um momento de reflexão crítica e construtiva sobre o estado da arte do Koha nas bibliotecas portuguesas.
Se há algo que distingue o Koha, é a possibilidade de sermos não apenas utilizadores, mas participantes ativos no seu desenvolvimento.
É isso que nos move. É isso que queremos continuar a construir.
O Encontro teve uma elevada participação, com uma distribuição conforme os gráficos abaixo, e atingiu um elevado nível cientifico onde a inteligência artificial ocupou largo destaque com a possibilidade da sua aplicação nas bibliotecas. Estamos todos de parabéns.
Por bibliotecas de origem

Por zona geográfica
